terça-feira, 23 de novembro de 2010

O impacto dos meios eletrônicos na educação em criança e adolecentes.

Na palestra dada por Valdemar W. Setzer, falava-se sobre o impacto negativo e as conseqüências dos meios eletrônicos na vida da criança e do adolescente. Como a TV, o Radio, os jogos eletrônicos o computador e a internet não têm nada de bom e educativo para oferecer para as crianças, pelo contrario só piora a educação e a visão de realidade do mundo, sem falar na saúde e no estado emocional que é afetado.
Os programas de TV são raros os programas que ensinam alguma coisa que pode ser aproveitado, a maioria não educa nada, pelo contrario só ajuda a desenvolver o bullyng, o medo e a depressão, leva a criança a pensar que o mundo é violento, e ser violento é certo e não gera penalidade alguma, cria-se um individuo que não pensa, não vive a realidade que a cerca, acaba vivendo no mundo da ficção onde os desenhos só ensinam e estimulam a violência, e estimula ao consumismo onde tudo o que vê na TV quer de qualquer forma.
Os jogos eletrônicos não têm nada que possa ser aproveitado segundo Setzer, teria que ser extintos do mundo, pois só ensinam violência e impunidade. E tanto os jogos como a TV. ajuda a desenvolver problemas como obesidade, pressão alta, diabetes etc. A Criança acaba desenvolvendo falta de atenção nas coisas a sua volta o hiperativismo. Os estudos são muito prejudicados, a criança perde o interesse pela leitura e acaba achando chato sem graça ter que pegar um livro para ler porque acaba tendo preguiça de entender a história de pensar.
Sobre o computador a internet segundo Setzer deveria deixar a criança usar somente depois dos treze anos de idade para não prejudicar o seu desenvolvimento e a sua socialização com as pessoas, porque segundo ele o jovem acaba se viciando no computador e nos outros meios eletrônicos também, e não quer sair de casa para passear brincar se socializar com pessoas do mundo real para ficar no mundo virtual nas salas de bate papo.
De forma que TV, Jogo eletrônico, computador ou qualquer brinquedo eletrônico, deveria ser proibido para crianças, porque mata a criatividade a fantasia tem que deixar a criança ser criança, infantil sem lhe dar esse mundo eletrônico que só faz mal e prejudica o seu desenvolvimento em todo o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário