terça-feira, 23 de novembro de 2010

ANÁLISE DOS PRÓS E CONTRA DA GLOBALIZAÇÃO NA NOSSA VIDA

 
INTRODUÇÃO

Globalização pode-se dizer que é um processo econômico e social, muitos afirmam que teve inicio no século XV com as grandes navegações, mas que se efetivou no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética.
Globalização é a união entre países do mundo todo, onde os governos, empresas e pessoas trocam idéias, espalham suas culturas e realizam transações comerciais por todo o mundo, isso vem ocorrendo nas ultimas décadas e forma uma grande aldeia global.
Esse processo de globalização nada mais é que a expansão do capitalismo, que visa o aumento do mercado e dos lucros.

ASPECTOS POSITIVOS DA GLOBALIZAÇÃO:

A globalização, "uni" as pessoas de diferentes partes do mundo, fornecendo agilidade em pesquisas científicas, melhora a relação de um país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais e internacionais, traz cultura de outros lugares.
Tem a tecnologia que está cada vez mais avançadas, com isso as nossas vidas estão cada vez mais facilitada e pratica.

Sem sair de casa você pode viajar por qualquer parte do mundo do planeta através de uma pesquisa simples na internet, num ambiente virtual conhecer as savanas os Alpes suíços e muito mais, aprendendo outras culturas e costumes. Pode-se conversar daqui do Brasil com alguém do Japão vendo ela em tempo real. Através do Google você digita o que quer saber e aparecem milhares de respostas.
Através da internet pode se pagar contas, fazer transferências bancarias, comprar e vender, fazer diversos investimentos em questões de segundos, e tem muitas outras vantagem que se pode fazer através da internet.

O telefone e o celular que você pode falar de onde estiver com qualquer pessoa do mundo, e até acessar a internet com um aparelho celular. Pode fechar negócios da onde estiver e fazer muitas outras coisas também.

A televisão é um meio de comunicação que nós coloca a par de tudo o que está acontecendo no planeta dando noticias em tempo real de qualquer parte do mundo, como o ataque terroristas das torres gêmeas nos Estados Unidos, que a televisão nos mostrou tudo ao vivo o que acontecia lá.
A televisão nos mostra costumes e culturas diferentes. Ela tem muitos programas informativos que nós aprendemos sem precisar ler ou procurar na internet, como os que mostram como vivem os animais, sobre saúde e o corpo humano e muito outros, pois assistindo muitas vezes fica mais fácil e gostoso de entender do que lendo.
Ela pode de certa forma educar as crianças, pois tem desenhos educativos que ensinam a contar a ler, e até o que é certo ou errado. É uma forma de diversão sem precisar sair de casa, pois têm vários programas de comedia, filmes, novelas, futebol e muitos mais que distrai e diverte a todos.


ASPECTOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO:

A Globalização aumenta cada vez mais a desigualdade social, e com o passar do tempo a tendência é piorar já que o capitalismo se baseia com os mais ricos ganhando a vida com o trabalho dos mais pobres. Tem as multinacionais que se instalam em países pobres, explorando a matéria prima abundante e mão de obra barata. Há o aumento do desemprego, porque com as tecnologias das maquinas, elas substituem o homem. Tem a cultura nacional de cada povo que acaba sendo desvalorizada.
Nós estamos cada vez mais sedentários, já que estamos acostumados com a tecnologia e não conseguimos mais viver sem ela.
Não podemos esquecer o problema do aquecimento global que aumenta cada vez mais.

Na internet temos que tomar muito cuidado ao abrir certos sites, pois pode conter vírus e prejudicar os programas ou até mesmo ter perda total de todos os programas e arquivos. Contem muitas mentiras na internet que a gente tem que saber distinguir se é verdade ou não. Existem muitos sites fraudulentos onde as pessoas compram pela internet em empresas fantasmas e só se dão conta disso quando pagam e não tem a mercadoria, existem também muitas pessoas que usam a internet para roubar clonando cartões e senha bancaria fazendo transferências e compras com o dinheiro dos outros.
Há muita pornografia e pedofilias onde através de sites de bate papos eles aliciam crianças e convencem a ir ao seu encontro com falsas promessas e muitas vezes chegando lá elas encontram a morte. E existe muito mais que se vê falar que acontece na internet que temos que tomar cuidado e ficar atentos.

Bandidos usam o telefone e o celular para extorquir pessoas dizendo que seqüestrou algum membro da família e pedindo resgate.

A televisão é um meio de comunicação que influencia e muito as nossas vidas, de certa forma ela que faz a moda e muitas das gírias que vemos em nosso meio social, através das novelas e programas.
Ela também nos induz a comprar com as propagandas, pois se mostra um tênis do Bem Dez ou certo brinquedo ou algo de comer, as crianças em casa que assiste também querem e deixam seus pais doidos querendo, podendo até pode ficar doente por conta disso, e detalhe não é só criança que vê na televisão e quer adulto também.
Há também muitas cenas de beijos, sexo e violência, a um certo programa que foi ao ar pouco tempo atrás que incentivava o relacionamento de pessoas do mesmo sexo, e chegou a  mostra o beijo guei.
A maioria dos desenhos que passa na televisão é de luta e que ensinam as crianças a ser mal educadas e até fazer maldades com os outros, e que ficaram impunes como os desenhos mostram.



CONCLUSÃO

A globalização é um processo irreversível, que nos atingem no dia-a-dia das mais variadas formas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas e negativas no nosso cotidiano. E depende de nós aproveitarmos os aspectos positivos e melhorar-los cada vez mais.
Os negativos têm que acabar com eles, nos fiscalizando a todo o momento e buscando a ética em nossas vidas. Não se esquecendo de acabar urgentemente com a desigualdade social, pois ela sé faz crescer, aumentando a miséria onde crianças morrem de fome.
O aquecimento global que tem que parar, pois atinge os pobres e os ricos e todos nós seremos prejudicados com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário